fbpx

Nem sempre autocuidado é a solução

Vamos falar sobre autocuidado. O autocuidado virou um fetiche instagramável, algo de instagram, eu mesma peço para as pessoas se autocuidarem, principalmente nós mulheres pretas que estamos sempre cuidando de todo mundo. Então as vezes esquecemos da gente. mas o perigo está em achar que se cuidar é seguir um padrão, ticar uma caixinha de seleção de marcar algo que você tem que fazer todos os dias para se sentir fazendo alguma coisa de util para você.  E as pessoas acabam não sabendo o porque fazer o que fazem. Mas fazem porque está todo mundo fazendo. Loucura né?!

“Se você se vê obcecada com a ‘maneira correta’ de cuidar de si, e se sente um lixo depois disso, é um grande sinal para parar”. Podemos até pesquisar em nossas mídias sociais para ver o que as outras pessoas estão fazendo para se cuidar – as hashtags são abundantes. Mas você só vai ser realmente autocuidado se você entender o que é bom para você.

Por exemplo, uma pessoa que se maquia todos os dias, pode sentir autocuidado quando escolhe não se maquiar naquele dia. Se você dizer o que eu realmente penso sobre autocuidado, eu diria que é ter liberdade. Quando você não se sente livre, cuidado. 

O que quero dizer é que seu autocuidado não precisa parecer com o autocuidado de ninguém.  Não precisa ser uma hashtag de instagram, só pode ser aquilo que e faz bem. 

O que quero dizer é, não confunda autocuidado com querer ser perfeita. Isso vai funcionar às avessas pois sabemos que a perfeição não existe. Esse conteúdo fez algum sentido para você, então compartilha para fazer sentido para alguém.

Abraços e até a próxima.